Em campanha, Vigilância Sanitária de Alto Araguaia alerta sobre a importância de higienização das mãos

Por Thays Aguiar (Estagiária) | Assecom/AIA

Atenta a mais uma pauta nacional, a Prefeitura Municipal de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou esse mês a campanha “Mãos Limpas” em alusão ao dia Mundial de Higienização das mãos, que ocorre dia 15 de outubro. Para alertar a importância de lavar as mãos corretamente e constantemente, profissionais da Vigilância Sanitária desenvolvem ações junto as escolas municipais.

A abertura da campanha aconteceu na Escola Municipal José Inácio Fraga com a participação de 150 alunos do ensino fundamental. Além de palestras nas escolas, a equipe realiza panfletagem orientativa. Faixas de conscientização na cidade e adesivos nos banheiros de órgãos públicos também fazem parte da ação.

Conforme explica a coordenadora e fiscal de Vigilância Sanitária, Lucilene Araújo Borges, quem não tem costume de lavar as mãos está sujeito a diversas doenças. “O simples ato de não lavar as mãos pode atrair doenças como resfriados, diarreia e conjuntivite. É um gesto muito simples, precisamos apenas do uso de água e sabão”, finaliza

De acordo com o cronograma da campanha a próxima escola a receber a palestra será a “Adalcy da Conceição Rodrigues’ amanhã (09). Na quinta-feira (11) será a vez da Escola Maria Júlia. Na próxima terça-feira (16), Escola Lourença Afonso de Melo. No dia seguinte, Creche Maria Ferreira Ribeiro. Já no dia 18, creche ‘Izoldina de Castro Maia’ encerrando a campanha.